LIÇÃO

Lição 8: A EXPANSÃO MISSIONÁRIA DA IGREJA

Mateus 28.18-20 & Atos 1.8

Data:20/08/2006>CULTO DO AMIGO na IPC-VR.

INTRODUÇÃO

[ Dom. Gn 12.1-3; Benção para as nações ]

Nome de um dos grandes missionários mundiais, protestante que desempenhou-se a EVANGELIZAR, Nicolaus Ludwig von Zinzendorf. Tudo começou com a seguinte frase,"TUDO ISSO FIZ POR TI , O QUE FAZES POR MIM"( Dusseldorf). Ajudando refugiados protestantes que buscavam proteção , estabeleceu em sua propriedade a colônia HERRNHUT( SOB A GUARDA DO Senhor ).Em 1731, esta colônia enviou muitos mais missionários que toda a Igreja em 200 anos.

Cumprir sua missão é algo essencial à Igreja, fazer dicípulos de todas as nações até a consumação dos séculos como disse o MESTRE. È um exemplo de amor e eficiência em missões.

I.TESTEMUNHO PODEROSO

[ Seg. Ex 19.1-6: Um reino de sacerdotes ]

TESTEMUNHAR incorre muitas vezes em sofrimento , ATOS 1.8 na língua grega MARTURES = MÁRTIR. POR isso Jesus pede aos seu discípulos para esperarem em Jerusalém para serem revestidos de poder ( Espírito Santo ). Foi assim que a maioria dos seus discípulos terminou seu ministério , como mártires por seu IDE em Mateus 28.19 quer falar sobre uma declaração especial de Cristo, sua AUTORIDADE para que o evangelho fosse proclamado em todo o mundo debaixo do poder do Espírito Santo. Por causa de sua absoluta soberania, seus discípulos precisam ter uma atitude de submissão à sua vontade.

 

II. IGREJA GLOBALIZADA

[ Ter. Luc 24.44-49: promessa de poder ]

Em ATOS 1.8 Jesus deixou duas coisas bem claro a saber que o seu reino é

-INTERNACIONAL quanto aos seus membros;

-GRADUAL quanto à expansão .

Os horizontes do reino iam muito mais além que Israel.

A expansão do reino começou em Jerusalém , alcançou Samaria,e com a conversão dos Gentios chegou a Roma e se expandiu aos confins da terra.

Jesus quria ver seus discípulos testemunhando em círculos cada vez maiores. Gradual quanto a expansão , mas não havendo barreiras para o reino de Deus. Raças, costumes, nacionalidade e distâncias não podem impedir o o reino cresça por meio do testemunho doa convertidos.

III.TENDAS ALARGADAS [ Qua. Marcos16.14-18: O poder na pregação]

Isaias 54.2,3 foi o texto que o missionário William Carey usou para despertar os colegas o desejo por missões. Deus fez uma promessa ao povo de Israel e no meio de toda desolação que o povo se encontrava fez com que o profeta dissesse, "FAÇAM ALGUMA COISA E VOCÊS VERÃO O RESULTADO ".

A idéia de aumentar a tenda era patriarcal , a medica que a família ia crescendo a tenda crescia também. Deus usa a linguagem chamando o povo para ter uma atitude de fé e crer que a destruída Jerusalém. Deus nos chama a CONFIAR e AGIR. No caso da passagem em questão , deus cumpriu a sua promessa e 70 anos depois o povo retornou para a sua terra e quase 500 anos depois o Salvador lhes foi apresentado.

IV. A GRANDE COMISSÃO CONTINUA

[Qui. Mateus 28. 1-20: A ordem , o ensino e a garantia ]

Cristo chamou cada CRENTE para desempenharem o papel de evangelizar o mundo. A grande comissão não foi destinada só para os discípulos, mas sim formada por cada novo crente convertido chamado a TESTEMUNHAR. todo crente deve ser um missionário.As palavras de Cristo foram para dirigidas para toda a igreja em todos os tempos.

o verbo IDE é um particípio, AÇÃO CONTÍNUA, ou seja, INDO. Não era possível guardar a mensagem PARA SI MESMOS .Isso nõ se espera de uma pessoa que tenha experimentado da GRAÇA de Deus . MISSÃO é um modo de vida para cada cristão verdadeiro, onde estiver e não um comissionamento especial para alguns indivíduos para se lançar em outros países distantes.

IR , é um modo de vida… Todo cristão deve estar constantemente indo e fazendo discípulos. Isso quer dizer que o cristão não deve concentrar toda a sua energia apenas em vir a Igreja, mas deve vir à Igreja e depois levar a mensagem adiante. A Igreja deve ir ao mundo , DISCIPULADO.

V. O ALVO É O MUNDO

[ Sex. Marcos 13.3-13; Pregando a odas as nações]

Nossa responsabilidade é tanto local , quanto mundial. Tanto o obreiro que esta evangelizando na Africa , quanto o que esta evangelizando o seu vizinho estão cumprindo à ordem de Jesus e são missionários. o fato é que Jesus tem chamado uns para uma tarefa e outroa para outra . O que realmente importa é que a tarefa seja cumprida.

Uma pergunta no ar , por que Deus no AT só liderava Israel? De fato Israel era a nação eleita por Deus, mas Ele tinha um plano para a nações (Dt 7.6). Em Gn 12.3 temos a seguinte declaração para Moisés, ”EM TI SERÃO BENDITAS TODAS AS FAMÍLIAS DA TERRA". Quanto a Israel dependia da obediência do seu povo segundo Êx 19.5,6, eles deveriam ministrar para as outras sobre as grandezas de Deus ( Sl 117).

O que acontece é que no AT Deus não havia comissionado seu povo para ir até todas as nações…ao contrário as nações é que deveriam vir a Israel …Israel é plantada em uma faixa de terra que liga os três continentes ou como se fosse o centro do mundo para que todos que passassem ali vissem a GLÓRIA de Deus ( Sl 87.2). Por que Deus ama as portas de Sião? Porque é onde os Gentios deveriam entrar para louvar o Senhor ( Is 45.22).

A grande diferença entre o AT e o NT é que num era para vir as nações no outro é o Israel ( Igreja) que vai até as nações a fim de que o nome de Deus se torne conhecido.

VI. SALVAÇÃO FORA DA IGREJA? [ Sab. Mateus 24.3-14: Depois virá o fim ]

Só há um Deus (Ef 4.6) e um único caminho para chegar até Ele ( Jo 14.6). Além disso em ATOS 4.12 está escrito que não há outro nome dado entre os homens pelo que importa que sejamos salvos. Por isso não existem todos os caminhos levam a Deus. Se alguém quer ser salvo precisa receber a Jesus como Salvador.

O MUNDO PRECISA DE DEUS! Todas as religiões do mundo não tem valor algum. As boas obras não salvaram ninguém, que é pela graça (Ef 2.8,9). Portanto não temos escapatória, está sobre nós a responsabilidade deevangelizar o mundo .

Vivemos em um mundo globalizado e pluralista, mas precisamos estar preparados para apresentar o único caminho de salvação. A GLOBALIZAÇÃO pode até facilitar a obra missionária distante, pois torna mais fácil o contato com outros povos. Já o PLURALISMO atrapalha, mas devemos ter coragem de apresentar a Jesus como a única SOLUÇÃO mesmo no meio de uma sociedade que aceita tudo, e não se apega radicalmente em nada.

NÃO DEVEMOS COMEÇAR A OBRA PENSANDO NOS RESULTADOS… Os resultados pertencem ao SENHOR, quanto a nós, quer seja difícil, quer seja fácil , não é menor a nossa responsabilidade de fazer discípulos em todas as nações.

CONCLUSÃO

Evangelização deve ser um estilo de vida de cada discípulo do Senhor. Cristo nos chamou para TESTEMUNHAR seu nome neste mundo. Nossa preocupação neste sentido deve ser tanto local como mundial.CADA CRENTE É UM MISSIONÁRIO, este é o objetivo de Jesus. UNS ELE CHAMA PARA IR ÀS REGIÕES MAIS DISTANTES DO GLOBOM EMQUANTO OUTROS CUMPREM A GRANDE COMISSÃO NOS ARREDORES DE SUA CASA.

APLICAÇÃO

Que mudanças você precisa fazer em seu estilo de vida para que ele seja realmente evangelístico?

 

 

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Religião. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s