ROME

 

Para conhecer a capital da Itália 3 dias são suficientes. Se levar um tênis ou sapato confortável, é possível visitar quase tudo a pé.

O que é imprescindível conhecer:

*Fórum Romano: Era o principal centro comercial da Roma Imperial. Ali havia lojas, praças de mercado e de reunião. Também era o local onde exatamente ficava o coração comunal.

*Basílica de São Pedro:  É a segunda maior de todas as igrejas católicas, e talvez a mais famosa e mais visitada das igrejas cristãs do mundo. Tem capacidade para 60 mil pessoas e está mais precisamente na praça de São Pedro, no Vaticano. Guarda o túmulo de São Pedro e diversos Papas estão ali enterrados, inclusive o Papa João Paulo II.

*Capela Sistina: É a residência oficial do Papa. É aí que acontece a reunião dos cardeais para eleger o novo Papa. Possui  afrescos pintados por  Michelangelo, Perugino, Ghirlandaio e Botticelli, entre outros artistas do Renascimento.

*Coliseu: É considerado o símbolo de Roma e tem capacidade para 50 mil pessoas. Era ali que os gladiadores lutavam até a morte. Impressiona pela imponência. Dica importante: Compre a entrada no Palatino, assim evitará filas gigantescas.

*Panteão: (ou templo para todos os deuses), ainda continua erguido e sua maior característica é o domo gigante feito de blocos e concreto. Com 43 metros de diâmetro e 43 metros de altura, ele foi o maior domo do mundo da sua época.

*Palatino: É uma das sete colinas de Roma. Tem 70 m de altura e nas suas encostas foram construídos, de um lado, o Fórum Romano, e do outro, o Circo Máximo. O local é hoje um grande museu ao ar livre, visitado durante o dia. A bilheteira localiza-se perto do Arco de Tito. Diz a lenda que foi aí que a loba cuidou de Rômulo e Remo antes que Rômulo matasse seu irmão e fundasse a cidade.

*Villa Borghese: É o principal parque público da cidade, vale a pena ir com tempo para descansar, andar de bicicleta é bem divertido. No caminho, aproveite e conheça a famosa Via Veneto.

*Fontana di Trevi: A fonte mais famosa de Roma tem como figura central Netuno. Não se esqueça de atirar sua moedinha de costas para voltar lá um dia. Vale a pena visitar a noite, a iluminação a deixa ainda mais linda.  Curiosidades: São jogados cerca de 2 mil euros em moedas nesta fonte por semana pelos turistas. Boa parte dessas moedas vai para campanhas de organizações não-governamentais ou de caridade.

-> Dicas úteis: Alimentação em Roma é muito cara, cuidado com os preços do cardápio, tem sempre alguma taxa extra a mais. Cafezinhos servidos na mesa têm preço diferente do balcão. Cuidado também com o trânsito, que é caótico. Os vendedores ambulantes de Roma são bem chatos, não dê muita corda se não tem interesse de comprar. E se estiver a fim de gastar um pouco mais com hospedagem, vale a pena desfrutar das regalias do suntuoso Hotel Exedra, que pertence ao grupo Boscolo (qualquer coincidência é mera semelhança, risos).

Anúncios
Esse post foi publicado em Viagens. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s