http://www.jornaldosite.com.br/arquivo/anteriores/jorgeelmor/artjorgeelmor89.htm

Consultório e galeria de arte juntos

Jorge Elmor*

 

A arquitetura e o design de interiores buscam, incessantemente, novas alternativas e soluções para criar espaços diferenciados e estimulantes, procurando satisfazer um público cada vez mais sedento por novidades. Em alguns casos as novas tendências do design acompanham as da moda, e, a cada estação, novas regras e conceitos estéticos são estabelecidos.

Um bom exemplo do que criatividade pode fazer é o consultório odontológico Roberto Loetka, em Viena (Áustria). Materiais inusitados, soluções simples e preço acessível são o cerne do projeto concebido pelo escritório de arquitetura Querkraft em conjunto com o proprietário.

O ponto de partida foi dar ao espaço um uso misto, onde arte e Odontologia deveriam estar integradas.

O consultório foi concebido como uma galeria, onde grandes painéis servem para apoiar telas, com uma linguagem moderna. O consultório é todo banhado por luz natural e muitas plantas foram espalhadas pelos 320 m2 da clínica, às vezes dando a impressão de estarmos numa sala-de-estar.

O mobiliário tampouco é convencional. Na sala de espera, poltronas de avião encapadas com veludo marrom e na recepção, o balcão é de estrutura metálica encapada por um tecido branco, com iluminação interna por lâmpadas fluorescentes. Materiais simples e baratos, mas com o efeito visual fantástico.

No alto à esquerda, sala de espera,
à direita sala de atendimento e
ao lado a recepção

As salas de atendimento foram todas divididas com painéis translúcidos de vidro que, além de servirem de apoio para as obras de arte, proporcionam uma iluminação agradável em todos os cômodos. Apenas algumas poucas paredes foram erguidas para apoiar as bancadas de trabalho, completamente revestidas por aço inox.

O consultório funciona de segunda à quinta-feira. Na sexta, o espaço fica disponível para coquetéis e vernissages. Dr. Roberto afirma que é uma propaganda para seu consultório com a oportunidade de ter obras de grande valor expostas nas suas paredes. “Meu consultório muda de cara toda semana e para meus pacientes é sempre uma surpresa.”

Esse post foi publicado em Artes. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s